Sancionada: Prefeito Gilberto Gonçalves e Secretário Carlos Gonçalves se reúnem com profissionais para implementar repasse do piso da enfermagem em Rio Largo

Valorização dos enfermeiros e estratégias para aprimorar o atendimento à população foram os temas centrais do encontro

A última terça-feira (26) marcou um dia importante para os profissionais da saúde de Rio Largo. Além da importante sanção da Lei Municipal nº2.006 de 25 de Setembro de 2023, que estabelece o repasse do piso salarial para enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras, o prefeito Gilberto Gonçalves, juntamente ao Secretário Municipal de Governo, Carlos Gonçalves e a Secretária Municipal de Saúde, Cláudia Gomes, aproveitaram a ocasião para discutir os índices municipais de saúde e estratégias para aperfeiçoar o atendimento à população nas unidades de saúde espalhadas por toda a cidade.

A reunião, que ocorreu no gabinete do prefeito, reuniu não apenas os representantes da categoria dos enfermeiros, mas também outros profissionais da saúde e gestores do sistema de saúde municipal. O encontro foi marcado por um diálogo construtivo sobre as necessidades e desafios que a rede de saúde de Rio Largo enfrenta. “Momentos assim são de grande importância, para discutir as melhorias na saúde da nossa cidade, levando um atendimento técnico mas também humanizado para alcançar a todos os riolarguenses” afirmou a Secretária de Saúde, Cláudia Gomes.

O destaque da reunião foi a sanção da Lei Municipal que estabelece o repasse do piso nacional para enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras, assinada pelo Prefeito Gilberto Gonçalves. “Essa lei, que assino com muita alegria, representa um marco na valorização desses profissionais que desempenham um papel fundamental na assistência à saúde da população. Rio Largo é um dos primeiros municípios alagoanos a repassar essa medida, e vocês que compõem o nosso time merecem tudo isso!” celebrou o Chefe do Executivo municipal.

Além da valorização dos profissionais, o prefeito e o secretário debateram os índices municipais de saúde. Foi ressaltada a importância de buscar continuamente a excelência no atendimento, garantindo que os cidadãos tenham acesso a serviços de qualidade. O Secretário de Governo, Carlos Gonçalves, enfatizou seu compromisso com os servidores. “Essa reunião marca a valorização constante e o compromisso da nossa gestão com cada profissional, que juntamente à nós vem construindo uma cidade eficiente e que cuida de cada cidadão. O piso salarial, agora estabelecido por lei, garantirá o repasse de uma remuneração justa para esses profissionais, contribuindo para atrair e manter talentos na área de enfermagem no município.” concluiu.

O piso nacional da enfermagem foi instituído pela Lei 14.434, de 2022. E implementada em maio de 2023. O texto fixou em R$4.750 o piso nacional de enfermeiros dos setores público e privado. O valor serve de referência para o cálculo do piso salarial de técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.