Prefeitura de Rio Largo realiza ação alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Foto: Alisson Frazão/AscomRL

Durante todo mês de junho, a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência, Desenvolvimento Social e Habitação (SECADESH), por meio dos CRAS, CREAS e em parceria com o Conselho Tutelar, preparou uma série de ações em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado,12 de junho. O objetivo é esclarecer alguns dos aspectos ligados ao tema, um problema social que implica na infância de muitas crianças.

As ações começaram logo cedo no Centro de Rio Largo, onde foram entregues panfletos na Feira Municipal. Logo em seguida as ações ocorreram nos postos de vacinação. “Estamos debatendo e informando a população sobre essa importante causa, a qual todos nós precisamos estar engajados! Criança não deve trabalhar, então se você conhece alguma criança ou adolescente em situação de trabalho infantil, disque 100 ou procure o conselho tutelar ou Creas mais próximo”, comentou Adriana Fabricia Coordenadora Técnica do Creas.

Entre os assuntos abordados nas ações estão: como denunciar o trabalho infantil, direitos de crianças e adolescentes, idade mínima para trabalhar, prejuízos causados em crianças que trabalham, tipos de trabalho infantil mais comuns e quais os maiores desafios para combater esse tipo de trabalho ilegal.

“Todo esse trabalho de acolhimento e prevenção ao trabalho infantil é extremamente necessário para nossa sociedade. Combater o trabalho infantil é promover a cidadania e fortalecer nossa sociedade como um todo. Acreditamos nesse incremento social, de uma sociedade mais justa, igualitária e sem trabalho infantil!”, destacou a secretária Municipal de Cidadania, Assistência, Desenvolvimento Social e Habitação, Arabela Mendonça.

O dia 12 de junho, Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002. Desde então, a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo, são convocados a se mobilizarem contra o trabalho infantil.