Prefeito Gilberto Gonçalves inaugura Espaço de Assistência à Mulher de Rio Largo (AMU) ao lado do Deputado Federal Arthur Lira e Deputada Gabi Gonçalves

A manhã contou com a entrega de maquinário agrícola ao Ceca-Ufal, a inauguração de unidade pioneira em Rio Largo e uma série de assinaturas de ordens de serviço

O início do ano de 2024 demonstra o ritmo de trabalho da gestão do prefeito Gilberto Gonçalves pelo município de Rio Largo. E os moradores do bairro Cucau I, receberam o primeiro equipamento público multidisciplinar voltado para as mulheres, entregue nesta quinta-feira (25) com a presença do Deputado Federal Arthur Lira. Também estiveram presentes, a Deputada Estadual, Gabi Gonçalves e o Secretário de Governo,  Carlos Gonçalves, entre outras autoridades, na cerimônia de inauguração do Espaço de Assistência à Mulher de Rio Largo (AMU), além da assinatura de diversas Ordens de Serviço (OS).

O dia de celebrações começou com a solenidade de entrega de uma máquina e implementos agrícolas, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) para o Campus de Engenharias e Ciências Agrícolas (Ceca-Ufal). O objetivo é contribuir para atividades acadêmicas e de impacto social no município em parceria com a Universidade Federal de Alagoas.

“A entrega desses equipamentos representa um passo significativo na busca por um setor agrícola mais sustentável e tecnologicamente avançado em Rio Largo. Temos uma parceria reafirmada para incentivar nossos alunos e promover a educação em nosso Campus”, celebrou o Diretor administrativo do Ceca-Ufal, Gaus de Andrade.

Dando seguimento às solenidades, a cerimônia seguiu para o bairro da parte central de Rio Largo, onde foram assinadas Ordens de Serviço (OS) para obras de construção de sete novas quadras poliesportivas, pavimentação asfáltica de todo o Centro da Cidade, da Rua Nossa Srª de Fátima, da obra de drenagem e pavimentação do corredor de transporte de Lourenço de Albuquerque via destilaria, além da grande inauguração do Espaço de Assistência à Mulher de Rio Largo (AMU), um centro pioneiro em Alagoas, oferecendo atendimento multidisciplinar à todas as mulheres da região.

Para o Prefeito Gilberto Gonçalves, a manhã foi de realização de um trabalho conjunto e eficiente pela população. “A entrega deste equipamento, será responsável por trazer uma nova vida para as mulheres de Rio Largo. Aqui elas irão cuidar da saúde dos seus filhos, terão assistência médica, psicológica, espaços de acolhimento e qualificação profissional. Esse é o nosso sentimento, de transformar vidas e tudo isso é graças a força política de dois Deputados que fazem questão de acompanhar de perto todo esse desenvolvimento, o  Deputado Arthur Lira e a Deputada Gabi Gonçalves” discursou.

A obra da unidade é oriunda de emendas federais, com contrapartida municipal, e com a entrega, está apta a oferecer atendimentos em saúde como Citologia, Testes rápidos, coleta de leite materno, Ginecologia, Obstetrícia, Nutricionista, etc.

“É uma alegria chegar mais uma vez a Rio Largo e presenciar o resultado de recursos bem investidos, e mais que isso, saber que tantas mulheres serão atendidas e cuidadas pela gestão do Prefeito GG, e pelos profissionais que estão aqui. Rio Largo sabe que pode contar comigo e com o meu trabalho, e juntos seguiremos trabalhando por Alagoas e pelo nosso Brasil.” enfatizou o deputado Federal e Presidente da Câmara, Arthur Lira.

O que torna a unidade inovadora, são espaços para atendimento em outras áreas, como cursos profissionalizantes, posto, ponto de acolhimento para mulheres em vulnerabilidade e vítimas de violência, dentre outros. O prédio conta com uma estrutura completa, climatizada com design e equipamentos modernos.

“Certamente, o Espaço AMU será referência no atendimento humanizado, em especial a todas as mulheres riolarguenses. Que todos os profissionais que aqui vierem a trabalhar carreguem esse legado em suas mãos, de fazer o seu melhor, de trabalhar com amor, respeito e acolhimento”, enfatizou a Deputada Estadual Gabi Gonçalves.

Com o início do funcionamento da unidade, a próxima obra se inicia nos próximos dias, com a pavimentação asfáltica da Rua Nossa Senhora de Fátima que garantirá um acesso mais digno e eficiente para embarque e desembarque de pacientes no Espaço AMU, além da autorização para as obras dos demais segmentos.