Prefeito Gilberto Gonçalves divulga a programação alusiva aos 108 anos da Emancipação Política de Rio Largo

Prefeito Gilberto Gonçalves e Secretário de Governo, Carlos Gonçalves destacam avanços e a cultura riolarguense na comemoração da emancipação política

Rio Largo se prepara para celebrar sua emancipação política, que é comemorada no dia 13 de julho, com uma programação diversificada e que acontece entre os dias 9 e 13 de julho, em diversos locais da cidade. O evento anual destaca não apenas a data histórica, mas também a cultura riolarguense e o desenvolvimento em todas as áreas com trabalhos da gestão municipal.

Rio Largo completa 108 anos de história e conquistas. O dia 13 de julho marca o nascimento da cidade, que ao longo dos anos se desenvolveu e se transformou em um importante polo econômico e cultural no coração de Alagoas. Ao completar mais um ano de existência, Rio Largo celebra sua trajetória, homenageando seus fundadores, líderes e todos os cidadãos que contribuíram para o crescimento e fortalecimento do município. Os 108 anos representam uma jornada repleta de desafios, superações e momentos marcantes na vida de cada morador.

Abrindo as celebrações, acontece no dia 9 de Julho, a tradicional Cavalhada, um evento que celebra a história e a identidade de Rio Largo. Uma festa popular que reúne a população em uma grande confraternização, onde as tradições são mantidas vivas e compartilhadas com entusiasmo entre todas as gerações presentes.

Carlos Gonçalves, Secretário de Governo, falou sobre a riqueza cultural de Rio Largo e a relevância de preservar e valorizar as tradições locais durante as festividades. Em sua fala, ele ressaltou: "Rio Largo é uma cidade que carrega consigo uma cultura rica e diversificada, no que se reflete nas músicas, artesanato, grupos culturais. É fundamental que celebremos a emancipação política, reforçando nossa identidade e promovendo a valorização de nossas tradições. É um momento de união e orgulho para todos os riolarguenses." disse.

O Prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves,  por sua vez, enfatizou os avanços e investimentos realizados na cidade, que contribuem para o desenvolvimento e o bem-estar dos cidadãos. Ele mencionou especialmente duas inaugurações que serão destaque durante a comemoração: a pavimentação do Conjunto Asa dos Ventos e a inauguração da Praça do Galo. O prefeito declarou: "Estamos empenhados em transformar Rio Largo em uma cidade cada vez mais estruturada e acolhedora. A pavimentação do Conjunto Asa dos Ventos já promove melhorias significativas na infraestrutura, beneficiando a mobilidade dos moradores. Além disso, a inauguração da Praça do Galo vai entregar a população um espaço de convivência e lazer para toda a comunidade, promovendo o bem-estar e fortalecendo os laços entre os riolarguenses." declarou.

Durante os cinco dias de comemoração, os moradores de Rio Largo poderão desfrutar de uma programação diversificada, que incluirá apresentações culturais, feira de artesanato, palestras, lançamentos de projetos pioneiros da gestão municipal e muito mais. A intenção é promover momentos de alegria, confraternização e reflexão sobre a história e o futuro do município.

A emancipação política de Rio Largo é um marco importante na trajetória da cidade e, ao celebrar essa data, os moradores têm a oportunidade de reafirmar sua identidade, valorizar a cultura local e reconhecer os avanços alcançados.

Confira a programação completa com datas e horários abaixo:

09/07/2023

Cavalhada da Emancipação

Local: Na Ilha Angelita

10/07/2023

Conferência Municipal de Assistência Social

Local: Escola Gustavo Paiva

11/07/2023

Feira de Artesanato

Local: Praça Floriano Peixoto

Lançamento do Aprova + Rio Largo!
PRÉ – ENEM, PRÉ - IFAL, Avança IDEB

Local: Centro

Palestra: APRENDENDO A VENDER PARA O SETOR PÚBLICO

Local: Auditório na Escola Gustavo Paiva

12/07/2023

Cerimônia de Inauguração da Pavimentação do Conjunto Asas do Vento

Inauguração da Praça do Galo

Local: Conjunto Asa dos Ventos

Feira de Artesanato

Local: Praça Floriano Peixoto

Culto em Ação de Graças

Local: Igreja Evangélica Assembleia de Deus Câmpus Rio Largo

Dia 13/07/2023

Hasteamento da Bandeira

Local: Prefeitura de Rio Largo

Missa de Ação de Graças

Local:Igreja: Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Desfile Cultural - Rio Largo – Cidade da Gente!

Local: Centro

Concentração: Praça Humaitá