Notícias / Rio Largo promove a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social

SEDSH - Secretaria de Assistência Social e Habitação

Rio Largo promove a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Rio Largo foi parceira do Conselho Municipal de Assistência Social – COMAS - na 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, que aconteceu durante todo o dia desta segunda-feira (7), no auditório do Aeroporto Zumbi dos Palmares, com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único da Assistência Social)” e que reuniu membros dos poderes Executivo estadual e municipal e Legislativo, representantes de ONGs e da sociedade civil. A Conferência acontece a cada dois anos e, nesta edição, reuniu cerca de 200 participantes.

“Esse é um momento onde pautamos em todo o Brasil a importância da inclusão social, sabendo que a raiz da exclusão da pobreza e da fome está no modelo que sustentava as desigualdades econômicas, sociais, de gênero, étnicas e de raça, cristalizando preconceitos e discriminação”, afirmou a secretária de Assistência Social Cerise Marques.

Ainda segundo a secretária, transcorridos 24 anos após a aprovação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), mesmo com todos os avanços, ainda precisa constituir-se de verdade como política de seguridade social. “Mais do que nunca, é preciso defendê-la e implementá-la na plenitude, garantindo fontes de financiá-lo e gestão democrática e participativa. Temos a nosso favor um novo modelo de desenvolvimento econômico e social que começa a ser construído em Rio Largo. Fortalecer a participação popular, fortalece o controle social e os espaços democráticos e de intervenção da sociedade civil, que são compromissos que amparam a gestão do prefeito Gilberto Gonçalves”, finalizou Cerise Marques.

O presidente do COMAS, Edmilson Marinho, falou das dificuldades enfrentadas nos últimos anos em Rio Largo e considerou como um desafio a política de assistência social no município e parabenizou o empenho da nova gestão que, segundo ele, colocou profissionais abdicados e que estão se esforçando para vencer os desafios. “A política de assistência social é o grande desafio, mas acredito na vontade política para que ela aconteça “, completou.

A assistente Social Fábia Santana foi a responsável pela palestra magna, que atualizou os presentes sobre a política nacional de assistência social, apresentando dados sobre o crescimento do Suas em Alagoas mesmo ainda carente de alcançar todos os usuários, o benefício de Proteção Continuada (BPC) que está na iminência de ser cancelado e a rede de proteção Cras e Crea.
Ao final da conferência os participantes promoveram debates e elegeram os 20 delegados, sendo 10 titular e 10 suplentes, que deverão representar o município de Rio Largo na conferência estadual.
Participaram do encontro representantes do Conselho Estadual da Assistência Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar do município, do Movimento de Mulheres do Conjunto Antônio Lins, entre outros.

08 de Agosto de 2017 | Postado por: ASCOM | categoria: SEDSH - Secretaria de Assistência Social e Habitação