Notícias / Rio Largo solicita coleta de água para verificar a qualidade para o consumo humano

SESAU - Secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, solicitou a parceria da Vigilância de Saúde Ambiental do Estado e do Laboratório Central (LACEN) para a coleta da água em todo município com o objetivo de verificar sua qualidade e tomar as medidas necessárias para evitar doenças provocadas durante o consumo, principalmente após as fortes chuvas ocorridas nos últimos meses e às inúmeras solicitações da população.
O laboratório móvel do LACEN ficou no pátio da prefeitura nos dias 27 e 28, enquanto as equipes percorriam condomínios, coletando a água dos poços artesianos e os bairros, que recebem água da Casal. A análise foi feita no próprio local e o resultado liberado após 24 horas.
“Já estamos com uma audiência marcada no Ministério Público do Estado dia 10 de julho, momento em que levaremos o resultado desta coleta. A partir daí, iremos acionar os órgãos responsáveis”, disse o coordenador da Vigilância Sanitária, Thayron de Tagory.
O secretário Municipal de Saúde, Eduardo Gonçalves, conta que a população de Rio Largo está tomando uma água de péssima qualidade, o que pode gerar surto de diarreia e doenças hídricas. Segundo ele, esse estudo vai contribuir para se certificar se essa água realmente não é de boa condição para os humanos.
“Estamos prevenindo um surto de várias doenças, como leptospirose, que não se adquire apenas por meio do contato com a pele, mas quando se ingere água contaminada. Inclusive, pedi para fazer a coleta na Utinga porque lá já há um surto de diarreia e febre e isso já pode ser devido a água. Se for constatada que a água não é de qualidade, a Secretaria de Saúde vai promover uma campanha educativa para conscientizar a população sobre a necessidade de ferver a água antes do consumo”, informou o secretário.

28 de Junho de 2017 | Postado por: ASCOM | categoria: SESAU - Secretaria de Saúde