Notícias / Gilberto Gonçalves atua na captação de empregos para população de Rio Largo

SEPLA - Secretaria de Planejamento, Turismo e Desenvolvimento Econômico

Gilberto Gonçalves atua na captação de empregos para população de Rio Largo

Entrevista exclusiva ao Portal Alagoas Alerta, o prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, disse que sua administração tem trabalhado para avançar na geração de emprego e renda. Segundo ele, o município tem atuado por meio da prestação de serviços na Sala Rio Largo Cidadão em parceria com as empresas instaladas para captação de vagas de emprego que beneficiem a população local.

Nesse sentido, Gilberto destaca a formalização e capacitação dos feirantes da Feira Municipal de Rio Largo. Vale salientar que a implantação da Feira garantiu ao prefeito o prêmio do Sebrae/AL de “Prefeito Empreendedor” no ano de 2018, pelo projeto de revitalização, formalização e capacitação dos empreendedores da Feira Municipal de Rio Largo.

Segundo Gilberto, o município tem ainda investido no apoio e Consultoria aos Microempreendedores - MEI’s locais e na viabilização do acesso às linhas de crédito em parceria com a Agência de Desenvolvimento de Alagoas - Desenvolve/AL e o Banco do Nordeste do Brasil S.A.

A Prefeitura, conforme Gilberto, tem realizado palestras de incentivo aos artesãos dos conjuntos das Casas Novas em pareceria com o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano – IADH e impulsionado a formalização dos pequenos negócios em parceria com o Sebrae/AL.

O prefeito também informou ques está previsto para 2019 a promoção de capacitação aos munícipes de Rio Largo, através de cursos profissionalizantes, objetivando a criação de mão de obra qualificada. Mas para isso, o município deve selar parcerias com o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável – Emater/AL. Trata-se, segundo Gilberto, de um trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER, onde objetiva a consultoria na área de produção, emissão de DAPs e uso de sistema de dados para gerar gráficos de produção a nível federal e estadual.

Também está prevista parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura. Segundo o prefeito, encontra-se na fase de reestruturação e manutenção da estação de alevinos, núcleo de piscicultura de Rio Largo e realização das Feiras do Peixe Vivo pela Prefeitura Municipal em parceria com os produtores locais.

Outra parceria ser com a Enactus da Universidade Federal de Alagoas – UFAL que objetiva promover o desenvolvimento econômico e social, através da construção de hortas comunitárias com a técnica de hidropônica, gerando um ciclo positivo de aprendizagem e alimentação saudável. Tem como projeto piloto a produção de uma horta comunitária no conjunto Antônio Lins de Souza.

Em relação ao setor econômico, o prefeito disse que tem trabalhado para atrair grandes empresas para o município. Ele destacou a implantação da Área Industrial no Município - Concluída a fase de diagnóstico para implantação e iniciada a fase de desapropriação dos terrenos – e a Lei de Incentivos para as Empresas - Instituindo o Programa de Incentivos ao Desenvolvimento do Município de Rio Largo - PROGRIDE, com o objetivo de atrair novas empresas, ampliar os empreendimentos existentes e gerar empregos no Município. Projeto de Lei nº 49/2018 está aguardando a apreciação da Câmara Municipal.

*Marcos Jorge Santos/Alagoas Alerta

08 de Fevereiro de 2019 | Postado por: ASCOM | categoria: SEPLA - Secretaria de Planejamento, Turismo e Desenvolvimento Econômico