Notícias / Prefeitura promove 4ª reunião sobre a revisão do Plano Diretor de Rio Largo

SEINF - Secretaria de Infraestrutura

Prefeitura promove 4ª reunião sobre a revisão do Plano Diretor de Rio Largo

A 4ª reunião temática de capacitação da equipe técnica local foi realizada dia 24 de janeiro deste ano na Câmara Municipal de Rio Largo, com o tema “Desenvolvimento Econômico e Gestão Democrática”, como parte do processo  de Revisão do Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento do Município de Rio Largo – PLANDEPAR-RL, coordenada pelos membros da equipe do Núcleo de Projetos e Planejamento Urbano da Prefeitura de Rio Largo Isadora Padilha e Sandra Januário.

Participaram representantes do poder Legislativo municipal, a vereadora Maria Patrícia Pinto Santos;  dos representantes do poder Executivo municipal, da Secretaria do Meio Ambiente, Cláudio de Melo Lima Filho e Onavlis H. Soares Batista; dos representantes da Secretaria de Infraestrutura,  Thiago de Oliveira Silva e Joás Silva dos Santos e da representante da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, Christiane R. Fernandes Brêda.

A arquiteta membro do Núcleo de Projetos e Planejamento Urbano,  Isadora Padilha, informou sobre o edital da formação do Conselho de Revisão do Plano Diretor que abrangerá tanto o poder público municipal quanto a sociedade civil organizada, adicionando a participação da população no processo através de representantes de diversos segmentos. Isadora prosseguiu com uma breve introdução com um panorama geral do processo de revisão do Plano Diretor, situando a posição da atual reunião neste processo, bem como das futuras audiências públicas.

O representante da Secretaria de Planejamento, Manoel Joaquim de Arruda Neto, apresentou o tema “Desenvolvimento econômico e gestão democrática” que se constituiu de três partes, sendo elas: 1) uma análise do Plano Diretor do município, suas diretrizes e instrumentos; 2) as contribuições da ciência econômica para o desenvolvimento econômico e, por fim, 3) os fatores ligados ao desenvolvimento econômico e orçamento.

O secretário do Meio Ambiente, Cláudio de Melo, acrescentou uma das ações da Secretaria, uma parceria com a ONG ENACTUS no desenvolvimento de hortas comunitárias, inicialmente nos novos residenciais da cidade, além de um projeto de criação de peixes através de incentivos em uma área em que o mesmo já ocorre em escala menor. Destacou ainda a questão do licenciamento ambiental que está em processo de implementação em âmbito municipal, e que poderá colaborar para a fiscalização ambiental das terras de Rio Largo, e permitir uma maior fiscalização do uso do solo, bem como aplicação de multas e investimentos no setor.

06 de Abril de 2018 | Postado por: ASCOM | categoria: SEINF - Secretaria de Infraestrutura