Carregando...

Notícias / Rio Largo promove a IV Conferência Municipal Popular de Educação

SEMED - Secretaria de Educação

voltar

Rio Largo promove a IV Conferência Municipal Popular de Educação

Rio Largo, por meio da Secretaria de Educação, realiza, hoje e amanhã, a IV Conferência Municipal Popular de Educação (IV COMAPE), no auditório do Colégio Judith Paiva, com o objetivo de fortalecer as práticas e os diálogos democráticos na educação riolarguense. O evento promove uma ampla participação no planejamento, avaliação e acompanhamento das políticas públicas educacionais, mediante o Plano Municipal de Educação, documento norteador das referidas políticas em Rio Largo desde a sua implementação em 2015 e que possui vigência até 2025.  

Na abertura, pela manhã, a secretária municipal de Educação, Mirna Costa, falou da satisfação de, na atual gestão, promover um momento de monitoamento e reflexão sobre metas e estratégias que foram estabelecidas para Rio Largo em 2015 e executadas durante os dois anos seguintes. “Diante da avaliação, de fato estabeleceremos as metas e estratégias para alcançarmos nossos objetivos. Uma de nossas grandes inquietações, quando assumimos, em relação ao Plano Municipal de Educação, é que algumas dessas estratégias não condiziam com as condições reais de trabalho e alcance das metas. Era um plano que não expressava a realidade do município e essa é uma oportunidade para trazer essas metas e estratégias para nossa realidade, estabelecendo prazos possiveis”, explicou.

A IV Conferência é o evento mais importante para avaliar e acompanhar o Plano Municipal de Educação e, segundo o gerente de dados e informações da Secretaria de Educação, Salatiel Braga, os múltiplos olhares dos segmentos, conselhos, fóruns e escolas presentes ao encontro irão contribuir para que as políticas educacionais de Rio Largo realmente funcionem. “O documento vai dar as diretrizes da educação do município, em consonância com os planos municipal e estadual e os municípios baseados nesses dois planos traçam suas metas e estratégias e, sendo aplicadas, não tem como dar errado”, completou.

Após a leitura do regimento interno, hoje pela manhã, aconteceu a palestra “Conjuntura do Plano Municipal de Educação de Rio largo”, com Salatiel Braga. A tarde, os grupos de trabalho se reuniram para discutir as metas a serem aplicadas. Amanhã, a partir de 9hs, os grupos voltam a se reunir, apresentarem suas sugestões e o encontro encerra-se a tarde, com a plenária final.  

Participam da conferência representantes da Câmara Municipal de Vereadores de Rio largo, Conselho Tutelar, SINTEAL, entre outras instituições.

Grupos de Trabalho:

GT1 – Etapas da educação básica e educação especial e inclusiva

GT2 – Qualidade da educação básica e educação integral

GT 3 – Educação de Jovens e adultos, educação profissional e ensino superior

GT4 – Valorização e formação profissional     

GT 5- Gestão educacional, controle social e financiamento da educação


05 de Março de 2018 | Postado por: ASCOM | categoria: SEMED - Secretaria de Educação
voltar
Top