Carregando...

Notícias / Rio Largo reforça combate à hanseníase durante Janeiro Roxo

SESAU - Secretaria de Saúde

voltar

Rio Largo reforça combate à hanseníase durante Janeiro Roxo

O município de Rio Largo conta atualmente com 15 casos de hanseníase e, aproveitamento o mês de janeiro em que trabalha o combate à doença, a Secretaria Municipal de Saúde está com uma vasta programação composta por atividades e palestras para que a população conheça os sintomas da hanseníase, como evitar e sobre o tratamento, feito de forma gratuita pelo SUS. As ações acontecem partir de amanhã (11), nas escolas e unidades de saúde.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica e Imunização, Josefa Cláudia, reuniu agentes comunitários de Saúde hoje pela manhã e passou todas as informações para que eles sejam multiplicadores nas unidades de saúde e nas escolas, saibam quais são os sintomas, como fazer o diagnóstico e para onde encaminhar os pacientes.

“Estamos trabalhando esse tema durante o mês de janeiro para acabarmos com a doença no município. A hanseníase tem cura e as principais características são manchas de cor esbranquiçada e, com o avanço, há uma perda de sensibilidade, de pelos nos cílios, pálpebras e sobrancelhas. Com o passar dos anos, caso não haja o tratamento, pode levar à incapacidade. Quando diagnosticada precocemente tem cura e o tratamento é feito de forma gratuita”, informou a enfermeira.


10 de Janeiro de 2018 | Postado por: ASCOM | categoria: SESAU - Secretaria de Saúde
voltar
Top