Notícias / Prefeitura de Rio Largo libera FGTS de servidores que estavam há 27 anos com valores retidos na Caixa

SEARH - Administração e Recursos Humanos

Mais de mil pessoas têm saldo a receber, por estarem como Não-optantes

Com uma política de transparência na gestão pública e de valorização do servidor, o prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, solicitou da Secretaria de Administração e Recursos Humanos o levantamento, e imediato pagamento, de todos os ex-servidores que estavam como Não-Optantes do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e que têm saldos a receber por terem sido admitidos de forma efetiva, contratada ou comissionada  entre 1967 e 1988.  Os valores estão liberados desde novembro de 1990, com base no decreto 99.684 e estão retidos há 27 anos na Caixa Econômica Federal por desconhecimento e/ou desinteresse de gestões passadas.

“Estamos fazendo um resgate da dignidade do servidor público, porque essas pessoas tiveram esse benefício negado de forma desrespeitosa e nunca encontraram um prefeito que tivesse a intenção de reaver esse direito, garantido, por terem trabalhado e se dedicado ao município. Rio Largo é regido pela CLT e todo trabalhador tem direito ao FGTS, mas como estavam como não-optantes tiveram os valores retidos. Descobri, através de pesquisa da Secretaria de Administração, e ao tomar conhecimento desse erro não poderia permitir a continuidade desse desrespeito a esses ex-servidores e a suas famílias”, disse o prefeito.

O pagamento já vem sendo feito desde o mês de março e vai atender a mais de mil pessoas, com valores que variam de R$ 0,74 a R$ 21 mil, contribuindo com a melhoria de vida dos beneficiados, muitos deles já aposentados ou falecidos, e de suas famílias.  Não há data limite para que eles possam resgatar o valor a que tem direito e, em caso de falecimento do titular, a secretaria entrega a documentação à família e orienta sobre como proceder para retirar o dinheiro.

O secretário de Administração e Recursos Humanos, Kleber Pereira, coordena o trabalho de recadastramento até a liberação dos valores e convida os ex-servidores dessa época ou a família do titular para checarem o nome na lista que se encontra no site da prefeitura www.riolargo.al.gov.br e com a confirmação comparecerem à secretaria.

“A sensibilidade da atual gestão colaborou para que essas famílias tenham acesso ao que lhe são de direito. O prefeito Gilberto Gonçalves poderia passar os 4 anos sem tomar nenhuma atitude, mas a intenção é corrigir erros de gestões passadas e melhorar a qualidade de vida do povo, valorizando sempre o servidor público e contribuindo com o aquecimento da economia local. Fizemos o recadastro dos beneficiados e estamos alterando tudo na Caixa, colocando como optantes para que eles possam receber, uma vez que o dinheiro foi depositado e não foi utilizado.  Está sendo um trabalho gratificante, porque a maioria das pessoas são humildes e a gente vê a felicidade em receber um dinheiro que não esperavam”, comemorou o secretário.

27 de Novembro de 2017 | Postado por: ASCOM | categoria: SEARH - Administração e Recursos Humanos